Feira Nacional de Agricultura debate o sector com ampla participação internacional

A 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao próximo dia 10 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como temática central o “Olival e Azeite”, foi hoje palco de nove debates que registaram uma adesão assinalável e que contaram com participações internacionais. 

Uma grande moldura humana esteve hoje presente no Auditório do Centro Nacional de Exposições para assistir à conferência “A Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola”, uma organização da CAP e da OCC. Durante o debate discutiram-se matérias relacionadas com a contabilidade, a fiscalidade e a agricultura como os benefícios fiscais ou o novo Regime Contributivo dos Trabalhadores Independentes que contou com a participação da Secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Sampaio.

Nesta área de debate realce também para a Sessão de Esclarecimento promovida pela CAP “PME e as novas Regras Contabilísticas” que pretendeu elucidar os interessados sobre os “Pedidos de Reembolso”, a “Organização dos Dossiers” ou o “Registo Contabilístico”.

Fazer o balanço da campanha da cortiça de 2017 e perspetivar o ano de 2018 foi o mote para a realização do Seminário Anual da Fileira da Cortiça – “Mercado da Cortiça”, organizado pela UNAC durante o qual também se discutiu a evolução e a tendência dos mercados mundiais da rolha de cortiça.

O Workshop “Galinhas Portuguesas na Agricultura Sustentável”, organizado pelo INIAV e AMIBA, contou com bastante adesão e teve o intuito de divulgar as Raças Autóctones Portuguesas – Amarela, Branca, Pedrês Portuguesa e Preta Lusitânica -, e simultaneamente abordar os sistemas de produção e as regras para a comercialização dos produtos.

A Evolução e a História das Lãs Portuguesas, os desafios para o mundo rural e o impacto no mercado estiveram em debate no seminário “O Futuro das Lãs Portuguesas”. No colóquio organizado pela CAP e pela DGAV, além do debate, uma mostra de vários tipos de lãs esteve em exposição para os interessados na temática.

O objectivo do seminário “Impacto do Regime de Pagamento Base (RPB) foi debater a aplicação deste instrumento nos vários estados membros com alguns países da União Europeia e traçar caminhos para o futuro. A discussão contou com a participação de Pierre Bascou, Diretor Geral da Comissão Europeia, que trouxe até Santarém as mais recentes informações da Política Agrícola Comum. Neste colóquio estiveram também presentes dirigentes associativos vindos de vários países como Alemanha, Espanha, França, Grécia e Itália.

Os efeitos e consequências da mais recente lei da “Sáude Animal” foi o mote do debate realizado hoje pela CAP e DGAV e que teve como tema “Nova Lei da Saúde Animal. Impactos na Exploração Pecuária”.  Este diploma pretende reforçar as normas de saúde e segurança para toda a cadeia agro-alimentar e irá ter impacto nas explorações em casos como a identificação, o registo ou a circulação animal.

O Impacto da Sustentabilidade Agrícola no novo Ciclo de Reforma da Política Agrícola Comum esteve em destaque na “Apresentação dos Projetos Good Growth Plan” (Org. Syngenta e CAP), uma iniciativa que pretende trazer maior segurança alimentar de uma forma ambientalmente sustentável a um mundo com uma população crescente. 

Ainda nesta área decorreu também o “1º Encontro do Conselho Científico do Clube de Produtores Continente: Produção e Consumo Responsáveis” com incidência no “Direito Humano à Alimentação Adequada”, o “Valor Real da Alimentação” ou a “Qualidade de Alimentos”.

Prazer de Provar 

Na Nave A destacou-se hoje a ação “Prazer de Provar….Premiados”, iniciativa que visa dar visibilidade aos premiados dos Concursos Nacionais que estão em exposição.

Estas competições foram realizadas em prova cega e tiveram como objetivo estimular a produção de qualidade, dar a conhecer os melhores produtos nas diferentes regiões do país, incentivar o seu consumo e promover o encontro de produtores, empresas, técnicos e apreciadores.

Visitas Oficiais

A Feira Nacional de Agricultura marca sempre a agenda politica. Hoje a Feira Nacional de Agricultura contou com a presença da Comissão de Agricultura e Mar, do Secretário Regional da Madeira, Humberto Vasconcelos,  e do Presidente do CES, Correia de Campos, que estiveram em contacto com muitos dos expositores presentes.

06 de junho, quarta-feira

Amanhã, Dia do Município da Chamusca”, o ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” volta a estar na ordem do dia com a realização de vários seminários e colóquios.  Na Nave A, no Salão Prazer de Provar, destacam-se as ações de Cozinha ao Vivo enquanto no exterior os Treinos de Forcados e a Animação Tradicional complementam o programa.