A FERSANT – Feira Empresarial da Região de Santarém, realiza-se anualmente em junho no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), situado em Santarém, capital do distrito, e em paralelo com a Feira Nacional da Agricultura. Este certame organizado pela NERSANT, visa promover o tecido empresarial e a capacidade económica do Ribatejo.

A FERSANT proporciona às empresas:

  • Reforço ou inicio da presença em determinado mercado-alvo;
  • Aumento as vendas, através da angariação de novos clientes e novas encomendas, reduzindo o custo por contacto;
  • Poupança nos custos, na medida em que oferece um melhor rácio custo por contacto, uma vez que a maioria dos visitantes são potenciais clientes;
  • Fidelização dos clientes (convites e atendimento personalizados), sondando-os sobre as suas necessidades e expetativas para equacionar possíveis soluções tecnologicamente mais avançadas e planear ou adaptar estratégias comerciais futuras;
  • Promoção da inovação, novos produtos/serviços, testando-os diretamente com a presença de técnicos qualificados que façam a análise à reacção dos visitantes, bem como trabalhos de investigação e desenvolvimento tecnológico;
  • Realização de atividades de benchmarking, atualizando a informação sobre o mercado, tendências do consumo, capacidade da concorrência, canais de distribuição mais eficazes, etc., incluindo a comparação de funções, qualidade, conceção e preço dos produtos e o potencial do mercado;
  • Combinação de elementos que devem atuar de forma concertada como as forças de venda da empresa, a publicidade, a promoção e as relações públicas;
  • Aumento da carteira de clientes pois este evento é um centro privilegiado de contactos comerciais com oportunidade para a concretização de inúmeros encontros entre clientes e fornecedores, atuais e potenciais e até, eventuais agentes e distribuidores. O contacto pessoal com potenciais clientes é fulcral neste processo;
  • Melhoria e promoção da imagem de marca e prestígio dos produtos, transmitindo mensagens sobre as apostas das suas estratégias e políticas em matéria de qualidade, meio ambiente, inovação, diversificação, flexibilização produtiva, desenvolvimento de tecnologias de ponta, etc.

Nota: Texto retirado do site www.nersant.pt