Em dia de Entrada Livre: “Feira Nacional de Agricultura recebe milhares de visitantes

Em dia de entrada livre e com uma afluência assinalável na 55ª Feira Nacional de Agricultura / 65ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao próximo dia 10 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como temática central o “Olival e Azeite”, destacaram-se os milhares de visitantes que marcaram presença no certame.

Hoje foi dia de Entrada Livre, ocasião ideal para uma visita à Feira Nacional de Agricultura e poupar o valor de aquisição do bilhete. O evento contou com uma adesão assinalável ao longo do dia e milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade para tomar conhecimento com as últimas novidades do sector agrícola, além de degustaram produtos de qualidade reconhecida. 

 O debate e a discussão de temas relacionados com a actividade agrícola são parte integrante do certame e o realce do dia foi o seminário “Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo em Espaço Rural”, organizado pela CAP, no qual se falou das potencialidades do turismo em espaço rural e se deu a conhecer alguns dos exemplos de sucesso desta temática.

A “Estratégia para a Afirmação do Turismo e o Turismo como Motor de Desenvolvimento para as Zonas Rurais” foram temas em foco. Recorde-se que devido às grandes transformações que o sector agrícola tem vindo a sofrer ao longo dos tempos e à a redução das receitas oriundas da agricultura tradicional, é fundamental desenvolver a concertação e estabelecer o equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e o desenvolvimento rural.

Discutir, debater e dar a conhecer as perspetivas legislativas que foram conhecidas no dia 1 de junho e traçar as directrizes da PAC  depois de 2020 foi o objetivo do colóquio “Política Agrícola Comum, PAC Pós – 2020” organizado pela CNA – Confederação Nacional de Agricultura.

No âmbito da 5ª edição do Prémio Empreendorismo e Inovação Crédito Agrícola realizou-se o encontro “Novas Aplicações para a Agricultura” durante o qual se apresentaram projectos de inovação com novas aplicações nas áreas Agrícola, Agro-industrial e da Floresta.

Durante dia destacou-se também a “Ação de Formação para Criadores de Limousine” (Org. ACL Limousine), uma forma de proporcionar novas aprendizagens a quem trabalha na área e ainda o “Balanço da Campanha” (Org. CAP).

Sector pecuário premeia os melhores

As Atividades Equestres voltaram a estar no centro das atenções com a realização do 8º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana e o 25º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas, o Concurso de Traje à Portuguesa, além do Concurso de Apresentação do Cavalo de Sela. O dia também ficou marcado pela realização do Concurso Morfológico do Porco de Raça Alentejana no Pavilhão da Suinicultura.

Uma vez mais demonstra-se que a Feira Nacional de Agricultura é o palco de excelência para que os criadores possam mostrar a excelência dos exemplares em prova, uma forma de valorização e reconhecimento com impacto comercial.

Visitas Oficiais

A Feira Nacional de Agricultura marca a agenda politica e o Dia Livre não podia ser exceção. Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização e Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas visitaram o evento e tomaram contacto com a realidade de muitos expositores.

05 de junho, terça-feira

Amanhã, Dia do Município de Coruche”, o ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” volta a estar na ordem do dia com a realização de vários seminários e colóquios como “Contabilidade e gestão na Atividade Agrícola” (Org. CAP/OCC), o Seminário Anual da Fileira da Cortiça (Org. UNAC), O Impacto do Regime de Pagamento Base na Política Agrícola Comum (Org. CAP) ou as “PME e as novas Regras Contabilísticas” (Org. CAP), entre outros.

HORÁRIOS

02 a 09 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 22h30
Nave B: 10h00 – 22h30
Nave C: 10h00 – 00h00
Zona Exterior: 10h00 – 22h30
Actividades Lúdicas:10h00 – 03h00
Nota: A entrada no recinto é efectuada até à 01h00

Domingo, 10 de Junho
Nave A “Prazer de Provar”: 12h00 – 20h00
Nave B: 10h00 – 20h00
Nave C: 10h00 – 20h00
Zona Exterior: 10h00 – 20h00
Actividades Lúdicas:10h00 – 20h00
Nota: A entrada no recinto é efectuada até às 19h00