Em dia de Entrada Livre Conversas de Agricultura marcam FNA 19

Em dia de entrada livre e com uma afluência assinalável na 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo, evento que decorre até ao próximo dia 16 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e que tem como temática central a “Vinha e o Vinho”, os debates e as conferências “Conversas de Agricultura” marcaram o 4º dia da FNA 19.

O debate e a discussão de temas relacionados com o sector são parte integrante do certame e o realce do dia foi o seminário “Contabilidade e Gestão na Atividade Agrícola” organizado pela CAP – Agricultores de Portugal e OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados.   A evolução e a adaptação à realidade digital e a simplificação da legislação para beneficiar empresas e trabalhadores estiveram em discussão, assim como a articulação entre empresários e contabilistas para uma maior eficiência das empresas.

Durante a manhã, as vantagens da biotecnologia aplicadas à agricultura, a existência de técnicas para melhoramento das culturas e a importância da Europa aceitar essas práticas para permitir uma maior sustentabilidade estiveram em discussão no seminário promovido pelo CIB – Centro de Informação de Biotecnologia.

Apesentar os resultados do projeto “WineWaterFootprint”, sensibilizar as empresas e os agricultores para uma agricultura eficaz e um uso da água mais eficiente na vinha e na adega foram os objetivos do colóquio “Avaliação da Pegada Hídrica na Fileira Vitivinícola” promovido pela Escola Superior Agrária de Santarém.

Foto: Cátia Barbosa

O Seminário “Apicultura e Vespa Velutina”, ação integrada no CCAPIBIO – Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade teve como intuito abordar os vários projetos que estão a decorrer sobre a “Vespa Velutina”, além do impacto ambiental e soluções para este problema. No final desta iniciativa, que também contou com o apoio da FNAP, decorreu a Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso Nacional de Mel 2019.

Ainda no dia de hoje, a apresentação dos instrumentos financeiros de apoio ao sector primário foi o mote para a realização do Fórum Inovação e Competitividade organizado pela “Agrogarante” e que contou com a participação de cinco exemplo de empresas que refletem esta realidade.

Otimizar e controlar a produção na Agro – Indústria, eliminar o papel e gerir com mais eficiência utilizando as novas tecnologias foi o objetivo da apresentação do software “Flow Manufacturing” cuja organização esteve a cargo da FoodinTech.

Dia de Entrada Livre

Hoje foi dia de Entrada Livre,ocasião ideal para uma visita à Feira Nacional de Agricultura e poupar o valor de aquisição do bilhete. O evento contou com uma adesão assinalável ao longo do dia e milhares de pessoas aproveitaram a oportunidade para tomar conhecimento com as últimas novidades do sector agrícola, além de degustaram produtos de qualidade reconhecida.

No Salão Prazer, no Auditório de Provas de Cozinha ao Vivo destacou-se o Showcooking de Pastelaria e Cozinha organizado pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes e os Vinhos da Madeira: Combinações de Excelência sob a tutela da Direção Regional de Agricultura da Madeira. O Stand do Vinho recebeu mais um “Curso de Iniciação à Prova de Vinhos” e “Prova de Vinhos até 40 anos”.

12 de Junho

Amanhã, Dia do Município de Almeirim, as Conversas de Agricultura voltam a estar na ordem do dia com debates subordinados a temas como “O Futuro dos Jovens Agricultores”, “Alterações Climáticas e o Futuro do Sector Agro-Florestal”, “Produção Pecuária Sustentável”, “Enoturismo e Turismo Rural”, “Galinhas Autóctones: Da Produção à Comercialização” ou “Vinha e Vinho, Turismo e Património Cultural nos Territórios dos GAL”.

Paralelamente, o público poderá assistir à exibição de Escolas de Toureio,  Grupos de Forcados e à Prova Morfo-Funcional de Aptidão Toureio.  A animação tradicional fica a cargo do grupo “Zás e Vira”.